Navigation-Menus

Confira Listas de Apurados para Pre-teste no CISM


O Centro de Investigação em Saúde de Manhiça (CISM)
criado em 1996, é um centro de investigação consolidado, altamente especializado e com forte capacidade de investigação em doenças transmissíveis prevalentes em Moçambique, com particular enfoque às principais causas de morbi-mortalidade no país (malária, HIV/SIDA, tuberculose e doenças bacterianas).

A actuação do CISM centra-se na pesquisa. Para tal, com a com plataformas de pesquisa (vigilância geográfica e demográfica e vigilância de morbilidade), serviços de apoio à pesquisa (laboratório, tecnologia de informação, gestão e análise de dados) e formação.

Para gerir as actividades, o Centro conta com uma estrutura organizacional composta pela Direcção Geral, 3 Direcções de Áreas (Científica, Administrativa e Financeira), dentro das quais se encontram diferentes departamentos, que por sua vez incorporam sectores e serviços. 


FUNDAÇÃO MANHIÇA

O CISM é gerido pela Fundação Manhiça, uma entidade de direito privado e de utilidade pública, criada em 2008 pelos Governos de Moçambique e de Espanha, o Instituto Nacional de Saúde de Moçambique (INS), a Fundació Clínic per la Recerca Biomèdica (Hospital Clínic-Universitat de Barcelona) e o Dr. Pascoal M. Mocumbi como membro fundador honorário.

É nesta base que colabora com diferentes instituições tanto públicas como privadas, de diferentes âmbitos (a academia, a investigação e a assistência), estabelecendo, um modelo excepcional de partenariado público–privado no âmbito da cooperação ao desenvolvimento e da saúde global.



Link das listas de apurados aqui



Link para baixar aqui