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Vagas Para Quatro (4) Arquivistas (m/f)


 RHDC- Consultoria & Serviços Lda, pretende recrutar um (4) Arquivista


O Arquivista estará sob a supervisão directa de Supervisor de HIV/Director Clinico da Unidade Sanitária onde estiver alocado com apoio do Oficial de Monitoria e Avaliação do parceiro. Esta figura deverá cumprir normas e procedimentos administrativos da Unidade Sanitária. A assiduidade e pontualidade deverão ser controladas ao nível da Unidade Sanitária como qualquer outro funcionário e a área técnica pelo responsável clínico da US. 


Funções:

  • Organizar os documentos do arquivo;
  • Classificar documentos: codificar, decidir o suporte do registo de informação, descrever o  documento (Forma e conteúdo);
  • Registar os documentos: elaborar tabelas de temporalidade, estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos, descartar documentos  de  arquivo;
  • Classificar  os documentos  por  grau  de  sigilo:  elaborar  o plano de classificação, identificar fundos de arquivos, estabelecer plano de destino de documentos; 
  • Avaliar a documentação: ordenar documentos na base de dados (PTS/SESP) de PTV e TARV; 
  • Gerir depósitos de armazenamento: identificar a produção e o fluxo documental, identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos da Unidade Sanitária
  •  Levantar a estrutura organizacional dos orgaõs produtores de documentos : realizar pesquisa histórica e administrativa; transferir documentos  para guarda intermediária; diagnosticar a situação dos arquivos; recolher documentos para guarda; definir a tipologia do documento; acompanhar a eliminação do documento descartado da US
  • Dar acesso a informação: Atender usuários, formular instrumentos de pesquisa, prover base de  dados /ou sistemas de recuperação de informação; apoiar as actividades de consulta; 
  • Orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bases de dados,  fiscalizar empréstimos do acervo e documentos do arquivo; gerenciar a actividades de consulta;
  • Conservar acervos : Diagnosticar o estado de conservação do acervo; estabelecer procedimentos de segurança do acervo;
  • Higienizar documentos/acervos; pesquisar materiais conservação : monitorar programas de conservação e preventiva, respectivamente;   
  • Orientar   usuários   e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo; monitorar as condições ambientais;
  • Controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento; 
  • Definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem; 
  • Desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas; acondicionar documentos/acervos; assessorar o projecto arquitetónico do arquivo;
  • Definir a migração para outro tipo de suporte; supervisionar trabalhos de restauração; armazenar documentos/acervos.
  • Planear a implantação do gerenciamento de documentos eletrónicos e  adopção de novas tecnologias para recuperação e armazenamento da informação; planear a ocupação das instalações físicas; administrar prazos.

Implementar no arquivo:

  • Implantar procedimentos  de  arquivo;  produzir  normas  e  procedimentos  técnicos;
  • Orientar   a   organização   de   arquivos   correntes;   Manter actualizados  o  PTS (processo clinico, FILA, Livro de Registo da Farmácia, Receita, Livros TARV, Grávidas HIV+ da PTV, Livro de TB, TPI, …) ; supervisionar a implantação e a execução do programa de gestão de documentos e de arquivos, respectivamente; 
  • Formar biblioteca de apoio às actividades técnicas; gerar condições para o gerenciamento electrónico de docuentos; considerar aspectos jurídicos relativos a constituição dos arquivos; 
  • Comunicar-se; sensibilizamr para a importância de arquivos; participar de palestras, convênios e  reuniões   científicas;   preparar   materiais,   actividades   e   palestras para o público interno; estabelecer diálogo com usuário; apresentar trabalhos técnicos e científicos; manter intercâmbio com profissionais de Instituições congêneres.
  • Apoiar em actividade que visam melhorar a qualidade de Informação produzida ao nível da Unidade Sanitárias ou Distrito, dos implementados pela Unidade Sanitária
  • Coordenar o Fluxograma dos processos clínicos desde o arquivo, consulta, registo nos livros TARV, digitação no PTS, e seu arquivo.
  • Utilizar recursos de Informática, sempre que possivel.
  • Executar   outras   tarefas   de   mesma   natureza   e   nível   de   complexidade associadas ao ambiente organizacional/US;

Requisitos:

  • Nível básico escolaridade/ 10ª Classe
  • Noções básicas de Informática na óptica de utilizador (Office)
  • Experiência em organizaçao de arquivo

Para Distritos de:

Matola (3), Namaacha (1)


NB. Se reúne os requisitos já enumerados e tem experiência comprovada, envie os seguintes documentos: 

Carta de Motivação, B.I autenticado, Certificado de Habilitações Literárias autenticado, CV detalhado em formato word e em Português. Os interessados devem submeter as candidaturas aos Serviços Distritais de Saúde, Mulher e Acção Social (SDSMAS) correspondentes aos distritos na qual se candidatam ou por e-mail (emprego@rhdconsultoria.co.mz), indicando no “assunto” o Distrito a que se candidatam, a partir da data de publicação deste anúncio até o dia15 de Janeiro de 2021.